As Aventuras do Fusca à Vela

Apresentação

         As Aventuras do Fusca à Vela é um espetáculo divertido e sensível apresentado em praças, parques, ruas ou espaços alternativos. Trata-se de uma obra com forte inspiração nas aventuras de Moby Dick, do norte-americano Herman Melville.
A inusitada montagem do Grupo Ueba se passa em torno de um ferro velho, onde dois personagens vivenciam uma situação singular, confundindo realidade com fantasia. O velho Ismael conta e experimenta sua história através do seu fusca, transformando o carro em uma embarcação, conduzindo o espectador a viajar com seus devaneios. Delírios de um homem experiente que viu de perto a fúria de uma vingança. O jovem Jonas, nome inspirado no profeta Jonas que foi engolido pela baleia, entra na história ao jogar uma bola contra o fusca e assim chamar a atenção do velho Ismael.
O espetáculo, assim como o livro, pode ser definido como “uma extraordinária metáfora da condição humana”, pois aborda as obsessões de cada um e o quanto comportamentos extremistas interferem na vida das pessoas. A peça é leve, divertida e ao mesmo tempo com forte carga dramática, explorando as nuances destes sentimentos.


        Dois performers dão suporte ao espetáculo, revelando a ludicidade e fantasia no olhar dos personagens principais, conduzindo o público a viajar com eles nesta trama. Eles serão portadores de elementos como bonecos, sereias, tubarões, além de um Drone, e atuam como personagens complementares, de forma versátil.

O Grupo Ueba apresenta “As Aventuras do Fusca a Vela” através da releitura do clássico Moby Dick. O espetáculo se passa em torno de um ferro velho, onde dois personagens se encontram em uma situação singular, confundindo realidade com fantasia. O velho Ismael conta e experimenta sua história através do seu fusca, transformando o carro em uma embarcação, conduzindo o espectador a viajar com seus delírios, para ver de perto a fúria de uma vingança. O jovem Jonas, nome inspirado no profeta Jonas que foi engolido pela baleia, entra na história ao jogar uma bola contra o fusca e assim chamar a atenção do velho Ismael. Os dois partem em uma surpreendente aventura, com tubarões, sereias, tempestades e a caça movida pelo sentimento de vingança à baleia Moby Dick. Entre os efeitos especiais, destaca-se os sinalizadores, como fogos artificiais e formas incandescentes, além da chuva artificial e a utilização de um Drone, efeitos que encantam a plateia e fazem todos prenderem o fôlego.

O Livro


O dramaturgo, ator e diretor do espetáculo, Jonas Piccoli, também escreveu o romance homônimo. Trata-se da história da peça teatral apresentada de maneira mais aprofundada, tanto no que diz respeito aos acontecimentos quanto aos personagens: isso faz com que uma obra complemente a outra, enriquecendo a experiência do espectador e leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário