O Incrível Caso do Sumiço das Letras

APRESENTAÇÃO



O Incrível Caso do Sumiço das Letras foi cuidadosamente escrito por Jonas Piccoli, autor das peças Zão e Zoraida, O Auto da Alta, Felinícias, entre outras. O texto mostra, de maneira divertida e criativa, a importância da leitura no cotidiano das pessoas. Direcionada principalmente ao público infantil e infanto-juvenil o enredo prende a atenção do espectador, instiga seu imaginário, convida-o a participar, fazendo assim com que o mesmo sinta-se parte do universo da peça.

A história é ambientada numa cidade imaginária onde as letras começam a sumir misteriosamente, aos poucos vemos as conseqüências desse sumiço no cotidiano dos habitantes desse local. Personagens cômicos surgem e em meio a tanto mistério um detetive e seu fiel ajudante são chamados para solucionar o caso. Iniciam-se as brincadeiras e trapalhadas, que divertem e contagiam o público.

Desse modo, a importância da leitura é tratada de maneira leve, divertindo e instruindo o publico ao mesmo tempo.

Quem assina a direção é o próprio autor Jonas Piccoli. Contando com assistência da atriz e produtora Aline Zilli.


CONCEPÇÃO DO ESPETÁCULO

Atualmente os meios de comunicação assumem um papel cada vez mais importante na vida das pessoas. Com videogames, internet, TV os livros muitas vezes acabam sendo deixados de lado pelas crianças. Muitas desconhecem o grande prazer que provém da leitura, desconhecem que podem viajar e descobrir novos mundos exercendo seu poder de imaginação. Muitas nem mesmo se dão conta da importância da leitura em seu cotidiano. Pensando nisso o Grupo Ueba traz mais uma proposta inovadora e inteligente, através do texto “O Incrível Caso do Sumiço das Letras”.

O espetáculo foi criado para despertar o prazer da leitura na criança. Apresenta personagens tipos que através de suas movimentações e brincadeiras, despertam o lado lúdico do espectador. Cada personagem representa um local dentro da cidade de Xiasca Lusdo. Por isso optou-se por não utilizar cenário, já que através do jogo dos atores o palco acaba transformando-se em lugares diferentes. Dessa maneira a criança é instigada a utilizar a sua imaginação, o que faz com que ela participe ativamente do espetáculo.

A relação entre os personagens, Valter Resolve e Funcho, aproxima-se da relação clownesca do Branco e Augusto. Um desajeitado e o outro mandão. Essa diferenciação enriquece a cena e proporciona muitas gargalhadas à platéia. Por esse caráter cômico o espetáculo conta com uma movimentação bastante dinâmica que contagia o espectador.

A sonoplastia remete às brincadeiras realizadas pelas crianças, sendo mais um elemento que contribui para o encantamento do publico infantil.

Os objetos cênicos utilizados ajudam a convencionar os lugares, já pré-estabelecidos pelo jogo dos atores.

O publico tem participação ativa. Durante a peça, os atores relacionam-se diretamente com o publico, trazendo-o para dentro do universo da peça. Com brincadeiras divertidas os personagens conseguem dialogar com o publico sobre a importância da leitura, abordando um assunto sério de maneira leve.

A mistura desses elementos torna “O Incrível Caso do Sumiço das Letras”, um espetáculo engraçado e ao mesmo tempo inteligente, que conquista o espectador, despertando sua imaginação e convidando-o a adentrar o universo da leitura.


SINOPSE

Na cidade de Xiasca Lusdo, um caso estranho começa a chamar atenção dos habitantes, da noite para o dia começam a sumir as letras, as palavras e até os livros, deixando todos estarrecidos com a situação. Um detetive e seu ajudante são chamados para dar fim ao mistério, são eles Valter Resolve e Funcho. Os dois iniciam uma investigação pela cidade, onde conhecem personagens como Luigi, dono de um restaurante, a Bibliotecária, que cuida da Biblioteca da cidade, o Dr. Treck Treck, cientista maluco que com sua mente brilhante ajuda a desvendar as pistas deixadas pela criatura que anda sumindo com as letras.

Em cada lugar por onde passam, Valter e Funcho encontram uma pista deixada pela misteriosa criatura, o que os levam finalmente ao principal suspeito, o Monstro Clodoaldo, que gostava tanto das letras que acabava comendo todas. Mas será que ele é o verdadeiro culpado? Venha descobrir nessa divertida e misteriosa aventura.


FICHA TÉCNICA



Titulo do Espetáculo: O Incrível Caso do Sumiço das Letras

Autor: Jonas Piccoli

Diretor: Jonas Piccoli

Assistente de direção: Aline Zilli

Cenografia: O Grupo

Figurinos: Raquel Cappelletto e Rosa Nice

Empresa Produtora: Ueba Produtos Notáveis

Elenco (por ordem alfabética):

Juliana Demori

Lucas de Carvalho

Marcelo Militão

Mariana Abreu

Duração: 40 minutos

Faixa etária: a partir de 4 anos

Publico alvo: infantil e infanto-juvenil





Aline Zilli

Ueba Pró-Comunicação

(54) 3028.8192 / 8118.5150

(51) 9550.0874

www.uebapro.com.br