O Grupo


O Grupo Ueba Produtos Notáveis, fundado em 2004 na cidade de Caxias do Sul – RS - pelos atores Jonas Piccoli e Aline Zilli, vêm se firmando como um dos principais grupos de Teatro do Brasil. Com 7 espetáculos em repertório, o grupo conta com 10 membros e circula o Brasil e a América Latina levando um trabalho autoral com traços marcantes de suas pesquisas e experimentando novas técnicas do fazer teatral.

Dentre as linguagens trabalhadas destaca-se principalmente a farsa, utilizada como recurso cômico nas montagens teatrais. Além da farsa, o grupo busca influências em outros estilos de interpretação à exemplo do Clown, e do jogo dramático das máscaras, bem como nas técnicas de teatro popular.
Para o processo criativo de concepção do espetáculo, o grupo conta com parcerias de diretores e mestres renomados com grande experiência na área, elevando o nível das montagens apresentadas.

        O grupo de Teatro Ueba Produtos Notáveis tem em seu repertório espetáculos consagrados como a adaptação da obra A Megera Domada que utiliza técnicas da Commedia Dell’arte para encenar a divertida peça de Willian Shakespeare. Com essa montagem o grupo já se apresentou em alguns dos maiores festivais de teatro do Brasil.

        Já o espetáculo Felinícias é resultado da junção de técnicas do cinema mudo com referências presentes na obra de Federico Fellini. O espetáculo conta com recursos multimídia e rica expressão corporal dos atores. O espetáculo já esteve em turnê pela Venezuela e Chile, além do Brasil.

       Em 2011 estreia O Bom Quixote – Delírio Urbano. O espetáculo apresenta uma proposta ousada e inovadora para a rua. A obra clássica de Cervantes foi transposta para a realidade atual ressignificando os acontecimentos de acordo com nosso cotidiano.

        Radicci e Genoveva em: A vida de Casal nóm é Fácil é a nova aposta do Grupo Ueba. O espetáculo conta com direção e dramaturgia de Dilmar Messias e é inspirado nos quadrinhos de Carlos Henrique Iotti. Uma comédia sobre a vida em casal nas colônias brasileiras, com estudo de tipos bufos e palhaços.

       O grupo utiliza ainda recursos extras em seus espetáculos, como a projeção multimídia, pernas-de-pau, pirofagia, manipulação de objetos entre outras. O trabalho de criação é baseado no jogo e no improviso, trabalhando técnicas de expressão corporal que dilatam a presença cênica do ator. A musicalidade também é desenvolvida e pesquisada buscando utilizar trilhas concebidas pelo próprio grupo e executadas ao vivo durante os espetáculos.

Ao longo de sua trajetória o Grupo Ueba vem realizando intercâmbios para manter suas pesquisas sobre as diferentes linguagens cênicas e assim criar espetáculos teatrais que tenham refinamento estético e conceitual e com linguagem popular. Pode-se dizer que este é um dos motivos do seu sucesso por onde se apresenta.