quarta-feira, 27 de abril de 2011

Felinicias em Porto Alegre




Montagem dirigida por Jessé Oliveira mistura
teatro e cinema no palco

Inspirado em obras cinematográficas de Federico Felini, o espetáculo Felinícias se propõe a misturar as estéticas do teatro e do cinema num só contexto. A peça, que estreia dia 6 de maio, às 21h no Teatro Renascença, onde cumpre curta temporada, apresenta o inovador projeto do Grupo Ueba, com direção de Jessé Oliveira. O espetáculo aterrissa diretamente da Venezuela, onde terá feito a abertura do Encuentro de Teatro “Arribando al Puerto de Maracaibo”.

Ao abordar um tema simples que fala sobre as impossibilidades e barreiras do amor, o espetáculo inova com recursos multimídia na apresentação, se utilizando de práticas específicas do universo teatral e da cinematografia. Assim, enquanto a cena transcorre no palco, os atores dialogam com as diferentes linguagens através de cenas projetadas no cenário.

Felinícias conta a história de um casal que se conhece na infância, mas se desencontra ao longo da vida, descobrindo nessa trajetória a impossibilidade de permanecer juntos. Esta condição promove uma série de situações cômicas, inusitadas e, em determinados momentos, patéticas. A trajetória de Felício e Nícia se desenvolve em dois eixos formando um gráfico onde tempo e espaço se distanciam cada vez mais. Por meio da composição corporal e da expressividade as cenas ganham formas, transformando os espaços dramáticos para criar o universo da fábula. O tempo passa a ser questão preponderante, acompanhando as vidas das personagens desde a infância até a velhice. É um espetáculo que busca tocar fundo o espectador, mostrando que a vida é feita de escolhas certas e escolhas erradas, mas com uma única certeza: o tempo não perdoa.

Homenagem

A inovação em conteúdo e produção promete mostrar o amor simples e complicado, a troca de olhar, a suavidade dos gestos, a reflexão, o riso, a lágrima. A montagem usa a seu favor o universo lúdico e lírico do clown e procura resgatar o essencial para uma narrativa: a atenção do espectador para elaborar e articular os signos visuais e sonoros a partir do corpo do interprete. A trilha musical de Gutto Basso é um espetáculo à parte, assim como o figurino assinado por Raquel Cappelletto.

Felinícias é uma homenagem ao cineasta Federico Felini, já que foi livremente inspirado pelas obras Amarcord, I Clowns, Satyricon, La Nave Va, 8 e ½. Imagens “felinianas” também são utilizadas como referência, em que o grotesco e o belo compõem quadros onde desfilam os personagens numa apresentação multimídia, com o uso de imagens animadas, projetadas em um telão e, por vezes, sobre a própria cena, sendo uma forma de falar à memória.


Ficha técnica:

Elenco - Aline Zilli – como Nícia / Jonas Piccoli - como Felício
Direção - Jessé Oliveira / Livremente inspirado na obra de Federico Fellini
Trilha sonora - Gutto Basso - Inspirada em Nino Rotta
Preparação corporal - Gislaine Sacchett
Figurinos - Raquel Cappelletto
Pesquisa e produção de Imagem - Generall Vídeo Produtora
Iluminação - Jessé Oliveira
Técnica: Fernando Gomes
Produção - Ueba Pró
Realização - Grupo Ueba Produtos Notáveis
Financiamento - Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul


Mais informações em:


Serviço:

Felinícias
Dias 06, 07, 08, 13, 14 e 15 de maio de 2011
Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo, 307), Porto Alegre
Sextas e sábados às 21h e domingo às 20h

Ingressos: R$ 20,00
Clube do Assinante ZH: R$ 15,00
Pessoas com mais de 60 anos e estudantes tem 50% de desconto


Informações:

aline@uebapro.com.br
http://www.uebapro.com.br/
http://www.felinicias.blogspot.com/
(51) 9550.08.74
(54) 8118.51.50



Nenhum comentário:

Postar um comentário