quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O Bom Quixote


Loucura – Delírio – Ousadia - Ruptura. Eis o que aguarda o público na nova montagem do Grupo Ueba. A peça mostra, através das imagens Quixotescas, uma possível visão do que o personagem iria encontrar caso saísse por nossas ruas atualmente.



O Grupo Ueba Produtos Notáveis estreia a montagem de teatro de rua “O Bom Quixote – Delírio Urbano” com direção de Jessé Oliveira. A apresentação será dia 27 de novembro, às 19h30min na Praça Dante Alighieri em Caxias do Sul.

Neste trabalho o grupo leva para a rua uma adaptação do clássico de Cervantes, “Dom Quixote de la Mancha”. Na montagem da Ueba, Quixote vive um onírico delírio, saindo de um universo clássico, repleto de histórias de cavalaria e heróis para enfrentar situações cotidianas do século XXI ao lado do pacato e acomodado Sancho Pança.

A montagem acontece no formato de um corredor urbano, entre duas grandes torres que remetem os expectadores a instalações de arte moderna, opressora e imponente. Este formato de cancha cênica dá continuidade ao trabalho de investigação do diretor da peça, Jessé Oliveira, iniciado há alguns anos e também usado por outros grupos recentemente.

A dramaturgia de Márcio Silveira segue a obra original, porém o texto dramático busca não sublinhar a ação espetacular, proporcionando sempre surpresas aos expectadores. A exemplo disso, Dulcinéia, donzela imaginária do Quixote, é apresentada ao público de forma inesperada, sempre como uma diva do cenário artístico e pop, também intocável para seus fãs. É a partir destas resignificações que se dá a construção do espetáculo. São mais de 20 personagens interpretados pelos 06 atores que compõem o grupo.

Pode-se dizer que é um espetáculo imagético e poético, mas que trabalha com o ruído urbano, a poluição visual, o ambíguo e o grotesco. Por vezes explora-se o enlatado, o industrial, o emergente e o popular. Os elementos do espetáculo foram concebidos com a ideia de produzir sensações através das imagens criadas pelos atores somadas aos adereços, figurinos e elementos como fogo, água e ar além da trilha sonora escolhida para ambientação das cenas.

Os figurinos do espetáculo foram criados a partir de elementos presentes na cultura pop e punk, a ideia é a misturar desses universos para representar as diversas manifestações presentes em nosso cotidiano. Para isso utilizou-se tecidos pesados, couro, fivelas e tonalidades escuras, preto, marrom, cobre etc. Porém há o cotidiano, leve e jovial em outros personagens.


Um espetáculo ousado em sua proposta, rico em camadas de significação e cheio de surpresas. Uma prova do processo de pesquisa do Grupo Ueba, que já vêm estudando as diversas possibilidades que os espetáculos cênicos de rua podem se apropriar para dialogar com o público e aproximá-lo da arte.



Serviço:

Peça Teatral “O Bom Quixote – Delírio Urbano”

Data: 27 de novembro de 2011

Horário: 19h30min

Local: Praça Dante Alighieri - Caxias do Sul / RS.

Evento gratuito



Mais informações:

Ueba Pró-Comunicação: (54) 3028.8192



Financiamento:


Um comentário:

  1. Merda gente!!!!!!!!!!
    As fotos e todo material está lindo.
    E ver esse espírito de grupo, essa energia em algo que está nascendo é mto bom...de longe já dá pra sentir que coisas mto boas estão vindo!!!
    Confiem na energia de vcs e arrasem!!!! Como sempre!!! Bjao a todos!!!

    ResponderExcluir