segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Apresentações

A sexta-feira, 24, foi agitada para o grupo Ueba - Produtos Notáveis. De manhã, os atores foram até a Praça Dante Alighieri apresentar ''O Auto da Alta''. Pessoas que passavam por lá e alunos acompanhados por uma professora assistiram a peça. Diversão e aplausos foi resultado mais uma vez desse sucesso.
Após se apresentarem no centro de Caxias, o grupo esteve no período da tarde na RGE. Participando da 3º Semana da Excelência, com Teatro Empresarial produzido por Jonas Picolli, se apresentaram para os integrantes da empresa. A peça, portanto, falava sobre os fundamentos da excelência, da qualidade e práticas da RGE.
Além da apresentação, a platéia também participou com atividades criativas e de aprendizado. Muito bem recebidos, o grupo Ueba realizou mais um trabalho sério e divertido.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Os Farrapos

Neste sábado, 25, o Teatro do Sesi apresenta ''Os Farrapos – Histórias de uma História''. O espetáculo com produção da Ueba e direção de Jonas Picolli conta a história do Rio Grande do Sul na época da Revolução Farroupilha.
Criada a partir das Oficinas Culturais do SESI Caxias do Sul, onde 40 atores - industriários dão vida aos personagens gauchescos, a peça promete arrancar lágrimas e sorrisos da platéia.
A apresentação acontece sábado, 25, no Teatro do SESI, Rua: Pinheiro Machado - 3251, às 20h. O ingresso vale 1kg de alimento não perecível.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Em Cena

Teatro!

É isso que todos da Ueba estão respirando nestas semanas! Com participação de duas peças no Caxias em Cena (A Megera Domada e o Auto da Alta) e com A Megera Domada no Poa em Cena, o grupo firma a que veio, trabalhar e encantar pela arte!

Mas o período dos festivais também é de muito aprendizado e intercâmbio de experiências! O grupo assitiu dois espetáculos durante sua permanência na capital: "Babau" sobre Mamulengos e o polêmico "Happy Days" do renomado diretor Bob Wilson". Aline e Jonas continuaram na cena da capital, assintindo montagens como "Cancionero Rojo" (também no Caxias em Cena), "Anatomia Fronzen" e o tão esperado "O Idiota", espetáculo da Lituânia, com 5 horas de duração apresentado no Theatro São Pedro!

Já em Caxias o grupo tem se revezado entre as montagens, citando peças como "Cantil", "Hamelin", "Gaiola das Moscas", "O gordo e o magro vão para o céu", "Barbatuques" entre outros! E o porque disto tudo?! Além de prestigiar os colegas, o grupo busca a diversidade de propostas, e para isso, nada melhor quer ver uma amostra do que anda acontecendo pelo Brasil e Mundo!

Para nós, estar na platéia também é fazer teatro!
Vida longa aos Festivais!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Infinitas possibilidades para domar uma megera

A convite do Festival Poa em Cena, Mauricio Guzinski, ator, diretor e professor de teatro. (Licenciado em Arte Dramática, Bacharel em Direção Teatral e Especialista em Teatro Contemporâneo, DAD/UFRGS) assistiu a apresentação da peça A Megera Domada e escreveu elogiosa crítica ao espetáculo apresentado na Usina do Gasômetro pelo grupo Ueba!


Segue abaixo algumas citações do texto, que pode ser lido na integra no Blog oficial do Festival

"Jessé Oliveira e o Grupo Ueba, para darem nova roupagem à Megera do Bardo e ao tema da dominação entre gêneros e papéis sociais, escolhem o recurso do “teatro dentro do teatro” que é utilizado por Shakespeare, não apenas nesta, mas em diversas de suas peças.

...uma trupe de atores da Commedia Dell’Arte apresenta, em forma de teatro de rua, uma mescla do texto de Shakespeare ao de Goldoni, Arlequim, servidor de dois patrões. Desta forma, o metateatro, aqui, vem nos lembrar “o tempo todo” que o que nós estamos vendo é apenas uma peça, uma representação da vida. O recurso é evidenciado através da troca de personagens, máscaras e figurinos, aos olhos do público.

O grupo e o diretor conseguem tornar uma provável dificuldade inicial (o fato de não possuírem uma segunda atriz, no elenco) na ótima solução de representar Bianca através de diversas bonecas: uma diminuta e inexpressiva Barbie, uma boneca de trapo que cresce até parecer boneca-objeto-erótico-inflável. A solução contribui para a discussão do tema.

A equipe reduz o belo (e polêmico) discurso final: Catarina fala pouco, mas intercala ao texto ações que contradizem suas palavras de submissão. Fica evidente que a domesticação de Catarina é consentida, faz parte do jogo íntimo do casal muito mais do que das regras de convívio social.

A retirada das máscaras, depois das várias tentativas frustradas de um beijo entre Petrúquio e Catarina, faz comungar os olhares da direção, do grupo e do autor. Caem as máscaras, caem as convenções sociais: “A única coisa real... Amor!”

Através dessa nova possibilidade de olhar A megera domada, (...) , chega outra vez ao público de nossos dias e vale a pena ser vista (e re-vista)."

Postagem original, e na integra, pode ser conferida no Blog POA EM CENA

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Felinícias


Sucesso!

Essa é a palavra que define a estreia da peça Felinícias!








Com uma platéia forrada de pessoas queridas e cheia de olhares atentos, Jonas e Aline encenaram pela primeira vez a peça Financiada pela LIC Municipal para um público de mais de 200 pessoas!





Com a Direção de Jessé Oliveira, operação de som de Bruno Zilli, iluminação de Fernando Gomes, Projeções de Cleverson Souza, e contra-regragem de Rodrigo e Joe Guidini o público curtiu um espetáculo ritmado, maduro e sereno do grupo Ueba!

Entre os comentários recebemos:

"Paranéns pelo FELINÍCIAS!!! Adorei muito!!! Espetáculo super poético, lindo e delicado. Viajei no tempo com vcs. Trabalhar com tanto figurino, projeção, sem falas e ainda conquistar o público? Arrasaram. Vida longa à peça!!" Márcio Ramos

"Que peça maravilhosa!!!!!!!!!!!!!!! Adorei muito. Vcs são muito talentosos mesmo. Foi muito legal, me deu até vontade de chorar na hora do beijo.
Passa uma mensagem bem legal que nunca é tarde pra fazermos as coisas, mas ao mesmo tempo nao devemos perder as oportunidades da vida." Andréa Larentis Nart


Porto Alegre em Cena




Peça caxiense, A Megera Domada, é a única selecionada para o maior Festival de artes cênicas do Estado em 2010.

O grupo Ueba – Produtos Notáveis não podia ficar fora do Porto Alegre em Cena. Considerado um dos maiores festivais de teatro do mundo, o evento está em sua 17º edição. A participação de artistas locais, estaduais, do Brasil e do mundo prova a qualidade e diversidade artística que o evento promove. As apresentações dos diferentes grupos acontecem entre os dias 8 e 27 de setembro.



A Megera Domada é a única produção de Caxias do Sul selecionada para participar do evento neste ano. Consagrada como teatro de rua, a peça vêm sendo sucesso desde sua estréia em 2009. Com ela, o grupo Ueba participou de eventos como o 2º Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre, do 3º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua da Região Sul, 8º Encontro de Articuladores da Rede Brasileira de Teatro de Rua e 1º Encontro do Mercosul.
Além de participações conceituadas como essas, o grupo também viajou com A Megera Domada para Curitiba (PR), marcando presença no Fringe – Festival de Teatro de Curitiba e para Araraquara (SP), onde fez duas apresentações.






A presença do grupo Ueba no Porto Alegre em Cena mostra a seriedade e credibilidade de seus profissionais que trabalham e atuam na peça. Encantar, emocionar e divertir é o que promete o grupo mais uma vez. Na direção de Jessé Oliveira, os atores Jonas Picolli (Pavão o artista, Auto da Alta, Zão e Zoraida, Felinícias) e Aline Zilli (Auto da Alta, Zão e Zoraida, Felinícias) vivem novamente Petrucchio e Catarina. O elenco ainda é formado por Bruno Zilli, Cleverson Souza, Kevin Brezolin, Fernando Gomes e Rodrigo Guidini. O figurino é de Raquel Cappelletto e trilha sonora de Gutto Basso.

As apresentações de A Megera Domada acontecem nos dias 11 e 12 de setembro às 15 horas. No sábado, a peça será apresentada pela Descentralização e no domingo na Usina do Gasômetro em Porto Alegre.


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Agenda Cheia!!!


Graças ao sucesso de suas apresentações, o grupo Ueba não pára! No mês de agosto foram 15 apresentações Teatrais e mais 3 turnos de captação de imagem! Entre estas intervenção estão o lançamento do Caxias em Cena, atendimentos em diversas empresas de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha e Porto Alegre! As imagens publicadas referem-se às apresentações no Recreio da Juventude e Empresa Guerra!


Para Setembro o grupo já tem agenda cheia, iniciando com a estreia de Felinicias e após maratona de apresentações em instituições como SESI, Sinduscon, Caixa Econômica, RGE entre outras, somando mais de 50 esquetes dentro do mês!

Vida longa à arte de comunicar pelo Teatro!