segunda-feira, 18 de junho de 2012

FELINÍCIAS EM ARARAQUARA

FELINÍCIAS: O CASAMENTO FELIZ DE DUAS LINGUAGENS
 
Para os apaixonados por cinema e teatro, Felinícias – Histórias de Amor e Clowns, do Grupo UEBA Produtos Notáveis, foi um presente. Tendo, literalmente, como pano de fundo a obra do diretor italiano Federico Fellini, com suas músicas, personagens tragicamente ingênuos e arrastados pelos desencontros da vida, e cenas de filmes dirigidos por Fellini e por Ettore Scola (O Baile), os dois atores do UEBA, preencheram todo o palco do Teatro Municipal.

A alquimia buscada pelo grupo fundiu em uma cena despojada: atores e projeções de vídeos, recuperando a inocência do cinema mudo e aliando-a a simplicidade dos Clowns. Ora com cenas de filmes ora com filmagens feitas pelo próprio grupo, ou imagens divertidamente escolhidas para insinuar o erotismo da ação, como era frequente no cinema da década de 30 e 40, Felinícias resgatou a magia poética da narrativa simples, previsível (até certo ponto), dessas duas linguagens, mas por isso mesmo delicada e emocionante, pois que nos toca a partir da lembrança de um mundo menos complexo, mais gentil, quase infantil em sua alegre expressão.

Como já haviam demonstrado ontem, na abertura da SLAMC, os atores, afinados, possuem sincronia e cumplicidade em cena, usando apenas duas cadeiras e alguns objetos, a dupla recuperou o universo felliniano com deliciosas soluções, como as dos guarda-chuvas ou a chuva final, de arroz, novamente criativos e plasticamente perfeitos.

Flávia Marquetti





http://www.semanaluizantonio.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário